Mergulho: tipos, equipamento e dicas para iniciantes

Quando o assunto é mergulho muitas questões aparecem, como as diferentes modalidades, equipamentos necessários para mergulhar, custos desse esporte ou quais cursos escolher. Pensando nisso escrevemos este texto para os iniciantes no mundo do mergulho, esclarecendo algumas dúvidas e ajudando vocês a entenderem melhor o universo fantástico do mundo submerso.

Quais são as diferentes modalidades de mergulho?

Mergulho livre ou snorkeling

Mergulho livre em Porto de Galinhas – Foto: @nat.pinheiroramos

Primeiro é preciso saber que modalidade de mergulho te interessa mais, se você busca por exemplo uma experiência mais superficial, com equipamentos simples e pouco investimento, você pode praticar o mergulho livre ou snorkeling, onde é necessário apenas um par de nadadeiras, máscara de mergulho e um snorkel, e dependendo de onde você more uma roupa de neoprene para manter o conforto térmico.

Nessa modalidade os mergulhos são limitados pelo desempenho e experiência do mergulhador, então para ir mais fundo e por mais tempo será preciso um pouco de treino, e claro, alguém para praticar com você e deixar esta atividade divertida e segura.

Já quer se aventurar no mar? Conheca 10 dicas de segurança para o seu mergulho.

Mergulho com cilindro ou autônomo

Mergulho autônomo em Serrambi – Foto @mariocoutinnho

Se o que você quer mesmo é conhecer o fundo do mar, tirar fotos nos naufrágios e ser um mergulhador como aqueles da televisão, é um pouco mas complexo; pois além de exigir um material mais caro para um iniciante, será preciso estudar um pouco mais e fazer cursos que vão do básico até as mais variadas especialidades.

Para isso você terá que encontrar um divecenter próximo de você para se matricular, e após provas práticas e teóricas conseguir sua credencial de mergulhador autônomo, que pode variar no tempo de conclusão do curso, dependendo da certificadora e duração das aulas.

Seja o mergulho em apnéia ou autônomo (com cilindro), é preciso saber que como qualquer esporte ele oferece riscos, e para diminuir esta possibilidade é que existem cursos e regras básicas para evitar acidentes ao mergulhar.

Um dos mais importantes é nunca mergulhar sozinho, pois ter alguém por perto para te ajudar em caso de emergência é o melhor equipamento de segurança que se pode ter, e no mergulho chamamos esta pessoa de ‘dupla’, que nos acompanha seja no snorkeling ou com cilindro. Outras normas de segurança vão variar de acordo com o tipo de mergulho que está sendo realizado, e já falamos um pouco sobre a segurança no freediving aqui no blog.

O que precisa para mergulhar?

Assim como um ciclista precisa de uma bicicleta, um mergulhador precisa de materiais básicos para iniciar nesta atividade. Como qualquer outra coisa, o preço vai variar conforme a qualidade, mas também em função da marca e até do local onde compramos, por isso é bom fazer uma pesquisa antes de pagar caro em uma máscara que não vale o investimento ou em uma roupa inadequada para você.

Então saiba qual o perfil do seu mergulho antes de gastar seu dinheiro, assim você vai ter o equipamento ideal por um preço justo. Quer dicas para escolher sua roupa e equipamentos? Entre em contato!

Seja bem vindo ao mundo do mergulho!

Agora você sabe um pouco mais sobre o mundo do mergulho para iniciantes; qual é a diferença entre mergulho livre (snorkeling); mergulho em apnéia e mergulho autônomo.

Depois de encontrar o tipo de mergulho perfeito para você, é só aproveitar tudo que esse esporte pode proporcionar, e basta perguntar a qualquer mergulhador para perceber que histórias incríveis não vão faltar! Então coloque a máscara, faça parte deste mundo maravilhoso e tenha muitas histórias de mergulho para compartilhar com a gente!

Conheça a gente e entre em contato por:

Mais sobre o guia!