10 dicas de segurança para o seu mergulho

Toda atividade ao ar livre necessita de algum nível de segurança, e no mergulho livre não é diferente. Pensando nisso fizemos uma lista com 10 dicas que vão tornar seu mergulho mais seguro.

1.Nunca mergulhe sozinho

Não importa o nível das suas habilidades ou anos de prática no mar, sempre será necessário alguém para te ajudar em qualquer emergência que possa surgir, além de ser mais legal ter alguém para compartilhar este momento.

Mergulho livre em Porto de Galinhas.
Mergulho em porto de Galinhas – Experiencing porto

2. Respeite os seus limites

Geralmente, quando estamos com outra pessoa no mar tendemos a acompanhar seu ritmo, ou as vezes nos empolgamos com a paisagem e vamos mais longe do que deveria. Então, sempre respeite seu corpo e mergulhe na sua zona de conforto, progredindo aos poucos tanto em distâncias quanto em profundidade.

3. Fique atento a seu corpo

O que sentimos durante o mergulho é que vai servir de indicador desta atividade, então fique atento ao frio e saia quando estiver desconfortável. Ter onde descansar também é muito importante, pois assim você evita o cansaço de nadar constantemente e por consequência as temidas câimbras.

Bóias de segurança para o mergulho livre.

4. Use bóias

Ter ao seu alcance bóias de sinalização e de apoio é indispensável, tanto para descansar quanto para servir de referência visual para outros mergulhadores e embarcações que possam passar perto de você. É o material mais importante que um mergulhador pode ter por perto.

5. Mantenha-se hidratado

Quando mergulhamos não percebemos a desidratação tão bem quanto em uma corrida, então antes de nadar mantenha-se hidratado e se possível leve água com você durante o mergulho.

6. Aprenda a respirar

Durante o mergulho evite ficar agitado e mantenha um ritmo de respiração calmo e constante, isso vai manter uma boa oxigenação do seu corpo. Outra medida que deve ser seguida é sempre passar em média 6x mais tempo na superfície do que mergulhando. Isto é, se você ficou um minuto em apnéia no fundo, tente passar ao menos seis minutos respirando na superfície, isso fará você se recuperar melhor antes do próximo mergulho.

7. Obedeça a regra “um encima e um embaixo”

Essa regra básica do mergulho é a seguinte: enquanto um mergulhador está no fundo olhando os peixes, o outro fica na superfície observando. Com isso o mergulho se torna mais seguro e dinâmico, além de ajudar a visualizar a vida marinha de forma geral.

8. Não toque nos animais marinhos

Sabemos que a curiosidade é grande e que a proximidade com belos animais pode ser tentadora, mas evite tocar perseguir ou encurralar animais marinhos, pois ao se defender eles podem causas graves ferimentos no mergulhador, então admire com o devido respeito e distanciamento.

9. Tenha hora para voltar

Sempre avise a alguém onde você vai e que horas você pretende voltar do mergulho, pois assim alguém em terra terá informações importantes que vão ser muito úteis em caso de emergência. Planeje o mergulho e mergulhe conforme o planejado, assim evitamos inúmeros problemas.

10. Divirta-se!

Seguindo estas regras o seu mergulho será seguro e prazeroso, restando apenas aproveitar cada momento neste lugar incrível que é o oceano.

Pronto para mergulhar?

O mergulho livre da Experiencing Porto é feito seguindo todos padrões de segurança. Assim, você só tem que se preocupar em curtir e aproveitar o mar de Porto de Galinhas!

Já está planejando sua viagem? Siga nossas dicas sobre onde ficar em Porto de Galinhas, e use nossa guia de praias para planejar sua estada segundo seu perfil de viajante.

Tem dúvidas sobre o clima em Porto de Galinhas? Também te ajudamos com isso 🙂

Planejamos sua viajem para Porto de Galinhas com roteiros personalizados da acordo com seu perfil e orçamento. Entre em contato, será um prazer te ajudar!